Departamento da Mulher promove palestra para 200 alunos da Guarda Mirim

Temas abordados foram violência doméstica e Lei Maria da Penha; iniciativa ocorreu no salão do Rotary Club, no Jardim Santa Lúcia

Em alusão ao “Outubro Rosa”, mês de conscientização sobre prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, o Departamento da Mulher realizou na manhã desta sexta-feira (18/10) uma palestra para alunos da Guarda Mirim de Suzano, que teve como temas a violência doméstica e a Lei Maria da Penha (11.340/06). A iniciativa contou com cerca de 200 adolescentes e aconteceu no salão do Rotary Club, no Jardim Santa Lúcia.

Durante a palestra, ministrada pela responsável pelo departamento, Maria Margarida Mesquita, os alunos puderam entender como alguns tipos de agressões físicas sofridas pelas mulheres podem desencadear em cânceres pelo corpo. Além disso, os adolescentes se inteiraram sobre como funciona a lei e sua eficácia. A chefe do espaço também elencou os instrumentos disponíveis para a proteção do público feminino na cidade, como a Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal (GCM), a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), a Sala Rosa, entre outros.

O Departamento da Mulher também distribuiu panfletos aos guardas mirins, possibilitando que eles multipliquem as informações recebidas de maneira que a população tenha conhecimento da robusta estrutura de proteção disponível ao público feminino. A instituição foi representada na palestra pelo tesoureiro da Diretoria Executiva, Geraldo Taplete.

A coordenadora explicou que ações como essa são realizadas com alunos da Guarda Mirim de Suzano semestralmente para conscientizá-los sobre a relevância do assunto e alcançar as novas turmas. “Sabemos da rotatividade que a Guarda Mirim possui. Essas palestras asseguram que todos os jovens que passam pela instituição receberão esse conhecimento que será fundamental para a vida deles”, declarou Maria Margarida Mesquita.



Fonte: Jornal Lógica
Link: https://jornallogica.com.br/2024/10/18/departamento-da-mulher-promove-palestra-para-200-alunos-da-guarda-mirim/